Gerson Diesel Blog

TI, tecnologia e outras coisas mais…

PODS (Palm OS Developer Suite) no Linux

Quando eu quis começar a programar para PalmOS, me deparei com um problema: Todos os kits de desenvolvimento RAD (Rapid Aplication Development) para PalmOs eram para Windows. Não encontrei nenhum para Linux.

Quando eu baixei o PODS (Palm Os Developer Suite) do site da Access (atual desenvolvedora da Palm), vi que o mesmo era baseado no Eclipse para windows, e que utilizava as ferramentas de compilação dentro do Cygwin. A Access comunicava em seu site que um dia iria disponibilizar o PODS para Linux. Fiquei esperando e nada. E com o fim anunciado do PalmOs, acho que nem vão lançar mais.

Então eu pensei: Caramba! Se o Eclipse para Windows e Linux são o mesmo (com uma compilação própria para cada sistema, claro), e o PODS utiliza o Cygwin para rodar o compilador de .prc, então não deve ser muito difícil fazer um PODS para Linux.

O PODS não é nada mais que o prc-tools do Linux rodando no Cygwin, utilizando o Eclipse 3.0.1 com CDT com alguns wizards para criação de aplicações e o SDK para PalmOs também disponível no site da Access.

Para criar um “PODS” para Linux não é muito difícil. Deve-se ter o Eclipse instalado com CDT, baixar o PalmOS SDK do site da Access (deve-se estar registrado no Access Developer Netword) e instalar o prc-tools. Para criação das “telas”, recomendo utilizar o Guikachu, e instalar o pilrc da distribuição (como uso Debian – apt-get install pilrc) para compilar os “resources”.

Não lembro exatamente todos os passos para configurar esta ambiente, pois faz alguns meses que o preparei (quem mandou não anotar), mas como estou refazendo o ambiente novamente, em outro post faço um passo-a-passo para configurar um “PODS” no linux.

Um abraço e até o próximo

Compartilhe:

, , , , ,

2 thoughts on “PODS (Palm OS Developer Suite) no Linux

  • Raphael disse:

    Gerson,

    Eu comecei um projeto, antes do primeiro PODS. Fazia exatamente isso: Eclipse + cygwin + prc-tools + patch gdb multisegment.

    A única diferença do primeiro PODS, era que tinha um compilador ARM diferente. O wizard para montar as telas era bom. Tirando as 2 coisas, era a mesma coisa.

    Tentei uma vez usar o Guikachu, mas ele não gerava o arquivo correto.

    • Gerson Diesel disse:

      Raphael.

      Creio que você está utilizando o Guikachu para Windows, o qual eu nunca utilizei.

      Eu montei um ambiente de desenvolvimento PALM para Linux, e neste sim eu utilizei o Guikachu (para Linux), funcionando corretamente.

      O problema com o seu Guikachu deve ser a versão ou o compilador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>