Gerson Diesel Blog

TI, tecnologia e outras coisas mais…

Erro de segfault ao utilizar arquivo pam_mount.conf.xml de usuário

O libpam-mount permite que o usuário monte as unidades de rede ao fazer o login, tanto no terminal quando no modo gráfico. Não irei explicar como configurar o serviço ou o arquivo pam_mount.conf.xml, pois uma busca simples no Google fornece vários sites ensinando como fazer isto. Descreverei, portanto, sobre um problema encontrado na versão Lenny (estável) do Debian, e sua solução. Ao utilizar as configurações do arquivo pam_mount.conf.xml do usuário para montar um volume do tipo CIFS, ocorria o seguinte erro no login do usuário:

segfault at 0 ip b7ec29c8 sp bfadf9dc error 4 in libc-2.7.so[b7e50000+13d000]

…e não deixava o usuário completar o login. A versão do libpam-mount que está no repositório do Debian Lenny é a 0.44-1+lenny3, e para corrigir o problema, é necessário utilizar uma versão mais recente do libpam-mount. Não encontrei uma versão compilada para Lenny, mesmo nos backports. Decidi então baixar os fontes de uma versão mais atual e compilar. Utilizei a versão 1.10 disponível nos repositórios do debian (sid ou squeeze). Baixei o arquivo tar.gz, descompactei e executei o comando

./configure --prefix=/usr

Como dependência, precisei instalar o pacote libhx-dev e libssl-dev (do Lenny mesmo). Após isto, foi só executar make; make install. A partir daí não ocorreu mais erro de segfault. Acredito que este problema foi encontrado por poucas pessoas, pois não encontrei nenhuma solução na Internet, somente as reclamações do erro. Fica aí, portanto, uma solução para este problema.

 

Correção em 05/09/2009:

  • É necessário a versão 2.2 da libHX. A versão do lenny é a 1.18. A versão 2.2 está disponível na página do projeto libHX no Sourceforge. Basta baixar o source da versão 2.2 e compilar sem problemas.
  • Também é necessário o pacote libpam0g-dev, mas este está no repositório padrão do Debian.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>