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Troca da tela digitalizadora do Palm TX

Esta semana arrisquei: troquei a tela digitalizadora do meu Palm TX!

Há tempos a tela original do meu Palm estava apresentando o conhecido problema de calibragem. No começo consegui contornar o problema com o PowerDigi do Dmitry, mas com o tempo o problema foi se agravando e não tinha mais jeito. Só trocando a tela.

Algumas assistências técnicas de Palm trocam por uma tela digitalizadora de plástico genérica. Experimentei uma e não gostei, pois elas são flexíveis demais (afundam com a stylus) e criam bolhas de gel (ou óleo) entre as camadas, ficando com a aparência manchada.

Descobri em alguns fóruns que existe à venda telas digitalizadoras de vidro, e que seriam muito superiores em qualidade. A Palm no começo fabricava seus dispositivos com este tipo de tela, mas devido a vários acidentes (palm no bolso de trás da calça, etc), muitas telas acabavam se quebrando, então resolveram fazer uma tela de acrílico, mais difícil de quebrar.

Pois bem, após ler muito sobre a tal tela digitalizadora de vidro, instruções e vídeos de como trocá-la, acabei comprando uma do site Pda parts.

O produto chegou bem embalado, em uma caixa protegida com "bolinhas" de isopor.

Fiz a troca e me surpreendi. A tela possui uma qualidade incrível, e a sensibilidade com a stylus muito superior inclusive comparada à original. Aproveitei e a protegi com uma película antireflexiva. E aqui vai uma dica: Se a stylus não deslizar muito bem, passe uma camada bem fina de creme hidratante, e espalhe bem com um lenço seco.

Vou deixar os vídeos mostrando como abrir o Palm TX e como trocar a tela:

Não é necessário ser um técnico para fazer o reparo. Quem está acostumado a montar e desmontar o seu computador, consegue trocar a tela numa boa. A pior parte é manter longe os fiapos de pó que insistem em pousar no LDC e na tela antes de colocar a película.

 

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24 thoughts on “Troca da tela digitalizadora do Palm TX

  • […] da experiência que tive em trocar a tela digitalizadora do Palm e ver algumas dicas na internet, resolvi instalar o microfone interno.   Segui o […]

  • Fábio disse:

    No site a tela custa $39,00 + $42,00 de envio, totalizando $80,00 (aproximadamente R$ 160,00). Você gastou isso também?
    O pior é não saber se o problema é na tela ou na placa, já que a assistência técnica recusou o reparo dizendo que perdi a garantia por oxidação (umidade).
    Porém meu TX só tinha 4 meses de uso.
    Fod#%$%$

    Mas valeu a dica!!

    Fábio

    • Gerson Diesel disse:

      Olá Fábio.

      Realmente o preço é este. E tem mais: quando chega no Brasil ele é tributado.

      Ainda assim, para mim, valeu a pena. Antes de eu comprar esta tela de vidro, mandei para uma assistência técnica, e eles colocaram uma tela de pĺástico genérica, muito ruim. Além de ficar “bolhas” de gel na tela, é muito flexível e “afunda” quando se passa a stylus.

      No final, o valor saiu quase o mesmo que mandar para uma assistência. O que muda mesmo é a qualidade do material (a tela digitalizadora). Sem dúvida nenhuma, a tela da PDAParts é de excelente qualidade. Não “afunda”, não deixa bolhas e é super sensível ao toque.

      Como alternativa, você pode ainda tentar contornar o problema de calibragem com o PowerDigi do Dmitry. Eu usei muito e no começo funcionou, mas com o tempo a tela foi piorando e o PowerDigi não conseguia mais corrigir.

      Abraços.

  • EDMILSON disse:

    Boa tarde.
    Gostaria de ter informações ref a compra no PDAParts daqui do Brasil.
    Agradeço,
    EDMILSON/Construtoras

    • Gerson Diesel disse:

      Boa tarde Edmilson.

      A compra no PDAParts é feita da mesma forma que comprar em qualquer outro site, porém com um detalhe: Como é uma compra internacional, o produto pode ser tributado ao chegar aqui nos correios. Funciona assim:

      Você compra o produto pelo site da PDAParts e paga conforme as opções do site: Cartão de Crédito Internacional (VISA, Mastercard, etc). Você deve escolher (e pagar) também o método de envio.
      Após alguns dias (1 ou 2), o departamento de vendas informa o número de rastreamento do produto. Este número de rastreamento serve para você verificar onde está o seu produto e prever a data de chegada. Você pode utilizar o site dos correios (http://www.correios.com.br) para rastrear o produto, digitando o código que a PDAParts lhe informou.
      Quando o produto chega no correio próximo ao seu endereço de entrega, é verificado se ele será tributado e você deverá pagar imposto. Parece que o valor mínimo para que o produto seja tributado é de 50 dólares. Importante: inclusive o valor do serviço de transporte é considerado. Ou seja, se você pagou U$35.00 por um produto, e mais U$30.00 pelo transporte, o valor a ser considerado para tributação é de U$65,00. O valor do imposto é em torno de 40% do valor total do produto + transporte.
      Se o produto for tributado, o correio entra em contato (através de carta, telefone, etc) informando que o produto encontra-se disponível para retirada no correio, mediante pagamento do imposto, indicando o valor do imposto. Se não for tributado, o produto é entregue no endereço.
      Se você não quiser pagar o imposto, é só ignorar o aviso que o produto é devolvido ao remetente, mas aí você corre o risco de não ter parte do dinheiro devolvido pelo fornecedor.

      Alguns pontos importantes a observar:

      Sempre acompanhe o rastreamento, pois pode acontecer de você não receber o aviso do correio. Neste caso você pode ligar para os Correios que eles rastreiam o produto e lhe fornecem o status.
      Ao comprar, considere que você vai pagar imposto.

      Um abraço.

  • EDMILSON/MI disse:

    Olá, conseguí acessar o site e assistir aos vídeos. Não parece ser dificil. Considerando que o custo do imposto é 40%, e o preço em us$ ficou em80,00, presumo que o total da brincadeira será de US$ 120,00, ou aprox 230,00 reais. É o preço que conseguí na Sta Ifigênia, porém o técnico (não é da fábrica), informou que o problema poderia voltar.
    Portanto, só resta testar. Se você acha que ficou bom, eu vou nessa.
    Só uma ultima pergunta: quanto tempo demorou para receber, após a confirmação com a PDAParts?
    Um abraço,
    Edmilson

    • Gerson Diesel disse:

      Olá Edmilson.

      Descobri agora que a tributação é de 60%, conforme o site http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/rts.htm, então o preço vai ficar mais salgado. Peço desculpas pelo engano.

      Verifique se o produto da Sta Ifigênia é o mesmo (Tela digitalizadora para Palm TX de VIDRO). Muito importante: de VIDRO.

      No meu caso, o problema ficou resolvido 200%. O problema de MDS acabou, e a qualidade da tela é melhor que a original do Palm (que é de acrílico). A sensibilidade da stylus é perfeita, mesmo com a película que eu uso.

      Para mim, valeu o investimento, já que o Palm é minha ferramenta de trabalho e organizador pessoal. Em breve, inclusive, colocarei um post sobre o uso dele como GPS.

      Abraço.

    • Gerson Diesel disse:

      Olá Sr. Edmilson,

      Complementando a respeito de valores, eu paguei aproximadamente R$130,00 de imposto na época, sendo que o valor total da compra foi de U$88,46 (incluindo transporte e mais algumas peças que comprei junto). Convertido em reais ficou R$206,17. Como a tributação é de 60%, paguei R$123,00 de imposto.

      Somando tudo, R$329,00 para consertar o Palm. Ainda assim, é mais barato que mandar para a Palm, e com qualidade superior.

      A respeito do prazo, levou 10 dias para o produto chegar na agência do correio.

      Abraço.

  • Gabriel disse:

    Olá,

    O problema mds voltou?

    • Gerson Diesel disse:

      Gabriel.

      Felizmente o problema nunca mais voltou.
      Faz sete meses que eu troquei a tela e nunca mais precisei me preocupar. Nem recalibrar a tela precisei mais.
      Está melhor que quando eu comprei o Palm. A tela original é de acrílico, e esta tela que coloquei agora é de vidro. Para proteger ainda mais eu uso uma película anti-reflexiva.

      Recomendo altamente esta tela de vidro, que apesar de o preço ser um pouco salgado, nunca mais me deu dor de cabeça.

      Um abraço.

  • Gabriel disse:

    Gerson,

    Valeu cara, seu post me ajudou muito. Mas acho que vou terminar comprando um ppc, pq ouvi falar que roda matlab nele e meu interesse nos pdas é pra métodos numéricos e afins.

  • nilcimar disse:

    Gerson,

    tentei baixar aplicativos no meu palm tx para usar como gps e derrepente a barra de grafits e teclado virtual sumiu. fiquei tentando hard reset tantas vezes que acabou a bateria e nao carrega mais, ou seja, não acontece nada. Levei para uma empresa de manutenção aqui no RJ e me informaram que tem que trocar a tela ao custo total de 280,00.
    To na duvida se o problema é esse mesmo e se vale a pena arrumar.
    obrigada

    nilcimar

    • Gerson Diesel disse:

      Olá Nilcimar.

      Dependendo da quantidade de aplicativos instalados no Palm, ele pode começar a apresentar problemas no software como resets seguidos. Nunca vi relatos de problemas do teclado virtual sumir e não aparecer mais.

      Se fosse problema de software, no primeiro Hard Reset deveria ser resolvido. Certifique-se que você deu um HARD reset, e não somente um SOFT reset.

      Já vi problemas, entretanto, de o palm desligar e não ligar mais. É como se ele tivesse travado no modo stand by. A solução para isto é deixar ele parado fora da base de carregamento por 1 semana mais ou menos até descarregar completamente a bateria. Após isto colocar no carregador e esperar alguns minutos que ele liga sozinho, ou então apertar o soft reset (botão atrás do palm) após alguns minutos. Isto já aconteceu com um colega de trabalho.

      Minha dica: deixe ele parado por 1 semana sem colocar na base de carregamento. Após isto coloque para carregar, e após 1 hora mais ou menos, aperte o soft reset para ver se ele “acorda”.

      Agora, se você tentou tudo isto e nada mais aparece na tela (nenhuma imagem). Pode ser qualquer problema de hardware, inclusive a tela, mas neste caso, a tela de LCD, e não a tela de toque. Certifique-se de qual tela eles estão falando.

      Manutenção de Palm é cara mesmo, e se realmente for problema na tela, depende da utilidade do Palm para você decidir se vale a pena ou não trocar. Se já estiver inclinada a comprar um smartphone (ou quem sabe um googlephone Nexus One), quem sabe espere um pouco para se decidir.

      Abraço.

  • Gerson,

    Estava com meu TX “encostado” pois não conseguia calibrar a tela, sem possibilidade de acessar a parte mais inferior da mesma. Na parte de cima da tela o toque é aceito de forma perfeita. Conforme existe a necessidade de acessar partes mais baixas começa o drama.
    Deixei para meus filhos jogarem paciência. Resultado: riscaram a tela.
    O que devo trocar neste caso? O LCD (que deve acertar os problemas de toque) e a tela externa? Ou é o mesmo item?
    Abraço e parabéns pelo detalhamento.

    • Gerson Diesel disse:

      Olá Sr. Juliano,

      A tela é composta de duas partes:

      1. O LCD que é o dispositivo de saída (tela que mostra imagens)

      2. O Digitalizador que captura os toques. É no digitalizador que encostamos a caneta e que pode riscar.

      O Digitalizador fica por cima do LCD como um sanduíche e é transparente. Ambas as partes são independentes e podem ser trocadas individualmente. O detalhe é que a tela digitalizadora fica “colada” no LCD pelas bordas com uma espécie de fita dupla face, parecendo ser tudo uma peça só. Por isto na hora de trocar é necessário utilizar um estilete para separar as duas partes.

      A parte que risca é o digitalizador, e é nele também que se apresenta o defeito de MDS (descalibração), que não reconhece direito os pontos de toque na tela.

      Este é o link na PDAParts para o digitalizador somente:

      http://www.directfix.com/Merchant2/merchant.mvc?Screen=PROD&Product_Code=PA1693&Category_Code=

      E este é o link para o LCD com o Digitalizador:

      http://www.directfix.com/Merchant2/merchant.mvc?Screen=PROD&Product_Code=PA2089&Category_Code=

      Não encontrei o LCD unicamente, somente com o Digitalizador já instalado. Já o digitalizador tem no PdaParts vendido individualmente.

      Assim como eu, muitos utilizam uma película para proteger a tela de riscos. A que eu uso é inclusive anti reflexiva. É muito fina e transparente, parecendo uma fita adesiva. Ela gruda na tela por estática.

      Será que o seu palm não está com película? Se sim, basta retirar e colocar outra sem riscos. O problema de MDS muitas vezes pode ser corrigido com o PowerDigi do Dmitry.

      Agora, se seu palm não está utilizando uma película e o que está riscado é a tela digitalizadora, você deve trocar somente a tela digitalizadora, que corrige também o problema de MDS.

      Se possível, opte por uma tela digitalizadora de vidro, que é mais sensível ao toque e garante uma calibração muito melhor.

      Um abraço.

  • Valeu Gerson. Obrigado pela ajuda!

  • Giulliano Peixoto disse:

    Gerson, muuuito obrigado!
    Consegui fazer a troca sem dificuldades, graças as suas dicas e aos vídeos.
    Comprei uma tela digitalizadora de plástico genérica no ebay.com, veio de Hong Kong, demorou aproximadamente 1 mês e meio para chegar, saiu por menos de R$ 20,00 pois a cotação do dolar estava mais barata.
    Veio bem protegida, com uma caixa rígida, além da embalagem ter plástico bolha. Veio de brinde ainda 2 chaves. Uma delas serviu para os parafusos traseiros do Palm. =D
    Realmente, tenho que pressionar um pouco mais forte na tela, pois não é tão sensível. Mas está tudo ok!
    Coloquei a película protetora antes de trocar a tela, ficou ótimo.
    Obrigado pela ajuda.
    Um abraço

    • Gerson Diesel disse:

      Olá Giulliano!

      Boa dica esta de comprar no eBay.com. Realmente saiu bem em conta esta troca. Fazendo aqui no Brasil em uma assistência técnica sairia no mínimo 10 vezes mais caro.

      Esta dica e o depoimento de que deu tudo certo auxilia os outros que ainda estão em dúvida e não sabem direito o que fazer.

      Um abraço.

  • Alex Sandro disse:

    do que é feito a tela digitalizadora nao tem como limpar nao tem algo que eu possa fazer para reparar ela?

    • Gerson Diesel disse:

      Caro Sr. Alex Sandro

      Se o problema for de MDS (não reconhecer o lugar correto da caneta), só conheço duas possibilidades:
      1. Utilizar um programa para corrigir. Recomendo o PowerDigi do Dmitry
      2. Trocar a tela. Existem telas genéricas, de plástico, e telas de vidro, que são melhores.

      Se o problema for de não funcionar mesmo, talvez possa ser mau contato no conector. É necessário abrir o Palm e verificar a conexão do cabo de dados entre a tela digitalizadora e a placa principal.

      Um abraço.

  • ribeiro disse:

    Gostaria de saber onde eu encontro tela d palm tx

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