Gerson Diesel Blog

TI, tecnologia e outras coisas mais…

Microfone interno no Palm TX

Uma das reclamações dos proprietários de Palm TX é a ausência de um microfone para gravação de notas, reuniões e palestras.
 
Porque será que a Palm não colocou um item tão básico e simples? Ou melhor, por que ela TIROU este item, visto que versões anteriores possuem esta facilidade? Numa visão capitalista, eu diria que é para vender acessórios, pois existem microfones externos que se acoplam no "conector universal" do Palm.
 
Por um tempo cogitei em comprar um microfone externo. Contudo, encontrei algumas desvantagens: 

  • Ter que carregar o microfone em separado.
  • Não dá para deixar o microfone o tempo todo conectado, pois impede o uso de capas de proteção e carteiras, além de ter que desconectar o microfone para ligar o cabo de sincronismo.
  • Fica feio, pois parece um caroço.

Além do microfone externo, algumas pessoas descobriram que é possível instalar um microfone internamente soldando os fios em pontos específicos.

Depois da experiência que tive em trocar a tela digitalizadora do Palm e ver algumas dicas na internet, resolvi instalar o microfone interno.
 
Segui o passo-a-passo deste site (http://www.dominik.chmaj.net/mic/index2.php), e com um pouco de paciência, instalei o microfone sem muita dificuldade.
 
A imagem abaixo mostra como ficou a instalação interna:

 
Consegui o microfone de um MP3 de 512mb que estava guardado e eu não utilizava mais. O tamanho é ideal e cabe perfeitamente no pouco espaço que tem dentro do Palm.
 
Para fios usei um pedaço de fio de telefone:

  • O fio branco (mic signal +) fica conectado no primeiro pino do conector (não o pino que fica sozinho). Como é o primeiro pino não é muito difícil soldar.
  • O fio azul (terra) ficou conectado no parafuso que prende o conector, que fica parafusado na placa metalica.Esta dica peguei deste vídeo no Youtube.

Coloquei ainda uma fita isolante por cima dos fios e do microfone, pois eles ficam bem embaixo da bateria. Fiz também um furo bem pequeno na carcaça com o ferro de solda para facillitar a passagem do som.
 
O próximo passo é testar algum recurso de voip no palm, como o Articulation.
 
Referências
 

 

Compartilhe:

6 thoughts on “Microfone interno no Palm TX

  • RRSilva disse:

    Queria saber se o Sr. tem a solução para corrrigir o problema no alto-falante do palm tx?
    Obrigado

    • Gerson Diesel disse:

      Olá Sr. RRSilva.

      Qual é o problema exatamente? É falta de som ou som baixo?

      Se for falta de som, pode ser o problema relatado em outros sites, como Palm-br ou no blog “Eu e Meu Palm TX” (http://euemeupalmtx.blogspot.com/2009/06/problemas-com-alto-falante-veja-solucao.html).

      Ambos relatam problemas no conector de fone de ouvido, que por algum mau contato faz o Palm agir como se estivesse um fone de ouvido conectado.

      Recomendo que visites o último link, que mostra um procedimento para fazer uma limpeza neste conector.

      Se for problema de som baixo (ou muito alto), aplicações multimídia como Pocket Tunes e TCPMP podem alterar o volume geral do Palm. Neste caso, recomendo dar uma olhada no site PalmPowerups (http://www.palmpowerups.com/), na seção de downloads-experimental. Lá exite um programa que regula o som geral do Palm.

      Abraço.

  • Enia disse:

    Olá Gerson! Encontrei seu blog e vi que vc manja bastante de palm. Tenho um palm tx e queria saber porque o meu adobe reader não abre ocupa a tela toda do meu palm. Será que existe uma versão mais atualizada que resolva esse problema. Peguei o palm pdf para ler os documentos mas no modo de ajustar a página na tela a fonte fica muito pequena. No Adobe eu posso ajustar e ainda aumentar a fonte. Gosto muito de ler livros no meu palm e queria ter a possibilidade de usar uma letra maior sem ter que rolar a pagina pra direito ou esquerda. Se puder me ajudar, agradeço.

    • Gerson Diesel disse:

      Olá Enia.

      Na lista Palm-BR, da qual faço parte, de vez em quando surge uma pergunta sobre o melhor visualizador de PDF’s para Palm, e todas as respostas recaem sobre o Documents To Go.

      Eu já testei o Adobe Acrobat e o Palm PDF, mas no final também adotei o Documents To Go. É pago, mas para mim valeu a pena.

      É mais rápido, colorido e possui mais opções. O Adobe Acrobat e o Palm PDF possuem problemas e não funcionam a contento.

      Você pode baixar uma versão de testes no site da Dataviz – http://www.dataviz.com

      Um abraço!

  • Luciana disse:

    Olá! Ví q vc sabe tudo sobre Palm. Tenho um Palm TX e não consigo baixar arquivos em pdf nele, vc sabe me indicar onde acho o programa p colocar no meu palm?
    Se puder me ajudar, fico grata.

    • Gerson Diesel disse:

      Olá Luciana. Para copiar arquivos para o Palm podes utilizar o CardReader. O computador reconhece o Palm como um pendrive.

      Para ver o PDF, utilize o PalmPDF (gratuito) ou o Documents to Go. Este último é pago, mas é melhor para ver PDF e também lê e edita Word, Excel e Powerpoint. Vale o investimento.

      Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>