Gerson Diesel Blog

TI, tecnologia e outras coisas mais…

FISL X – Décimo Fórum Internacional de Software Livre

Após dois meses do Décimo Fórum Internacional de Software Livre, alguns upgrades de hardware, reinstalações de sistema operacional e backups pra todo lado, enfim encontrei algum tempo para atualizar o blog.

O assunto é FISL X – Décimo Fórum Internacional de Software Livre, que ocorreu na data de 24 a 27 de julho no centro de eventos da PUC-RS.

Para quem não conhece, o FISL – Fórum Internacional de Software Livre é um evento anual que este ano comemorou sua décima edição. O objetivo do fórum é reunir em um local todos aqueles que contribuem de alguma maneira para a comunidade de software livre, seja com desenvolvimento de software, dicas, publicações e até mesmo hardware. O site do evento é http://www.fisl.org.br.

A atração principal do FISL são as palestras, divididas em temas e que ocorrem concomitantemente com mais ou menos uma hora de duração cada uma. Ao total foram cerca de 300 palestras abrangendo os mais diversos assuntos: segurança, programação, administração de sistemas e outros. Os apresentadores das palestras vão desde pequenos usuários (mas com grandes idéias) até grandes empresas, como SUN, Banco do Brasil, Caixa e Petrobras.

Falando em grandes empresas, este ano o fórum contou com a participação da Globo.com. Não sei a respeito dos outros, mas a mim surpreendeu muito. Surpreendeu no sentido de descobrir o quanto que eles utilizam de software livre, e o quanto eles contribuem para as comunidades.

Foram quatro dias de muita movimentação, gente pra todo lado, pois quando uma palestra acabava, tinha-se que andar rápido para entrar em outra e não correr o risco de encontrar a sala lotada e ficar do lado de fora. Sim, apesar das salas serem grandes, algumas palestras lotavam.

Além das personalidades esperadas para o evento, como John Mad Dog Hall e Richard Stallmann, outra figura esperada foi Peter Sunde, um dos fundadores do site de compartilhamento de bittorrent Pirate Bay, condenado junto com os outros fundadores a 2 anos de prisão, mas que ainda aguardavam recurso.

Dos pontos negativos, posso citar a época em que foi realizado, pois no mês de julho já faz bastante frio aqui no sul. Nos outros anos ocorreu em meses mais quentes. Haviam muitas palestras boas ocorrendo ao mesmo tempo, deixando muita gente na dúvida sobre qual palestra participar.

Outro ponto negativo foi em relação à rede WiFi pública do evento. Era muito difícil conseguir uma conexão, o máximo que consegui foi enviar alguns Tweets para o Twitter. Segundo a organização do evento, o problema de conexão era devido à grande quantidade de access points de expositores e também de pessoas que ativavam o WiFi dos seus notebooks com o mesmo SSID da rede pública, talvez por desconhecimento (acho improvável) ou para sacanear os outros.

O cansaço e o frio não deixaram eu ficar até o final, mas com certeza todo o tempo que participei foi bem aproveitado. Consegui até tirar uma foto com Richard Stallmann em uma sessão de fotos. No fórum anterior a foto foi com John Mad Dog Hall

 

John Mad Dog Hall FISL9Richard Stallmann

John MadDog Hall no Fisl 9.0                                       Richard Stallmann no Fisl X  

Um abraço a todos e até o próximo FISL.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>