Gerson Diesel Blog

TI, tecnologia e outras coisas mais…

Análise da webcam VTrex 120fps

Faz alguns meses que adquiri uma webcam para testar um software de multitoque, o CCV (Community Core Vision), que para seu pleno funcionamento, exigia uma camera de alto FPS.

Procurando pela web, me deparei com o anúncio de uma webcam de 120fps!  Adquiri a mesma pensando que seria a ideal para o meu projeto. Contudo, após testes, percebi que esta câmera é de ATÉ 120fps! Ou seja, ela PODE atingir 120fps dependendo das condições do ambiente e sua luminosidade. Após preparar a câmera para capturar somente infra-vermelho, consegui somente 18fps em média. Um custo muito alto de fps. Além disto, os 120fps só são alcançados com a resolução mais baixa. Quanto maior a resolução, menos FPS.

Isto se deve ao fato de esta câmera possuir o recurso AUTO EXPOSURE (exposição automática), que ajusta automaticamente a qualidade da imagem de acordo com a quantidade de luz do ambiente. Este ajuste automático custa vários FPS, ou seja, para manter a imagem com uma qualidade boa em baixas condições de luminosidade, ela necessita baixar os FPS. Pena que só fui descobrir isto após me deparar com o problema, mas pesquisa é para isto mesmo.

Infelizmente, nesta câmera, não é possível desabilitar este recurso. Nas configurações da câmera no windows a caixa referente à exposição automática fica desabilitada (cinza escuro) e no Linux (sim, esta câmera funciona no Linux), o comando para desabilitar o auto exposure retorna um erro.

Existem outras câmeras que possuem o FPS fixo, e a possibilidade de desabilitar o recurso de exposição automática. Uma delas é a Philips SPC900NC, que possui 90fps, e é utilizada inclusive para observação astronômica.

Mas para quem ainda planeja adquirir esta webcam para uso trivial (videochat, conferência, youtube, etc…) pode ser uma boa opção. Por isto deixo aqui um review e algumas imagens da câmera.

Características:

  • A Webcam possui uma base/clip grande podendo ser apoiada na mesa ou então "clipada" na tela do notebook ou em uma tela de LCD.
  • Possui 4 leds brancos que auxiliam na iluminação do ambiente, ligados através de um interruptor localizado atrás da câmera.
  • Gira 360 graus horizontais em sua base.
  • Funciona em Windows e Linux.
  • O chip da webcam é um SUNPLUS SPCA2000A.
  • Acompanha software de efeitos especiais. Este programa se diz composto de +4000 efeitos especiais. Mas não se engane, este número é alcançado com combinações de efeitos. Por exemplo: olhos + cabelo + fundo + outros efeitos.
  •  Possui microfone embutido.
  • Conexão USB e P2 para o microfone.

 Caixa da Vtrex 120fps

Caixa da "Super Webcam Vtrex".

Conteúdo da caixa

Conteúdo da caixa: Webcam, manual e cd.

Webcam sobre a mesa  Webcam clipada no monitor

Webcam sobre a mesa e "clipada" no monitor LCD com os leds acesos.

Conectors USB e P2

Conectores USB e P2 do microfone.

Placa lógica e CHIP SUNPLUS

Placa lógica e chip SUNPLUS SPCA2000A.

AMCAP Windows 50fps

Funcionamento no Windows a 50.1 FPS em 640×480.

Funcionamento no Linux a 47 fps

Funcionamento no Linux a 47 FPS em 640×480.

Conclusão:

É uma boa câmera para videochat, conferência e pequenos vídeos, mas não serve para obter altos FPS a baixas luminosidades.

Continue lendo os comentários. Há mais informações sobre webcams e contribuições de usuários!

Atualização em 30/04/2010

Como este post teve bastantes comentários, fiz mais uns testes e coloquei alguns vídeos no Youtube, com o máximo de qualidade e velocidade que consegui.

VTrex em 640x480 a 50FPS

640×480 a 50fps. O máximo em qualidade e velocidade para vídeo

VTrex 320x240 a 120fps

A VTrex só atinge 120fps na resolução 320×240 e com muita iluminação

Video 640×480 a 50fps

Video 640×480 a 50fps com detalhes

Video 320×240 a 120fps #1

Video 320×240 a 120fps #2

Compartilhe:

116 thoughts on “Análise da webcam VTrex 120fps

  • Laura disse:

    Ola Gerson,
    Estou precisando muito de uma webcan e um hadset/phone, estive procurando indicações na net e seu site fio um dos melhores que encontrei. Bom gostaria de saber se a nova versão desta webcan a que vc se referiu aqui é Webcam Vtrex 20.0mp C/ Microfone Interno Zoom 20000k Web Cam, encontrei esta ai no site do mercado livre e ela é bem barata. Gostaria de sua opinião ou uma outra indicação, Sony é muito cara só pra usar pra estudar.

  • Carlinda disse:

    Thanks for contributing. It’s helped me udnernstad the issues.

  • Eva disse:

    Bom dia!

    Gostei muito das explicações que você deu e das imagens publicadas, referente a esta câmera. Recebi uma oferta pelo meu e-mail e gostaria de saber se ela é compatível com Windows 7.

    Obrigada.

  • Everton disse:

    Gerson estou tentando instalar a camera Vtrex 120fps para win 7 mais não estou encontrando o driver tem como me ajudar?

  • carlos augusto disse:

    Parabéns Gerson,são pessoas como você que com o seu conhecimento e boa vontade fazem um mundo melhor!muito obrigado por tirar minhas dúvidas!

  • Andre disse:

    Muito boa matéria Gerson. Eu mesmo tinha uma antiga Creative, aposentei e comprei uma Logitech c270 e queria fazer alguns testes na capacidade de frames por segundo. Minha duvida é a seguinte: baixei o amcap (demo) e como faço para aparecer os Average Framerate lá na barra inferior do programa ?
    Grato.

    • Gerson Diesel disse:

      Olá Sr. Andre.

      A última versão do AMCAP (demo) não mostra o Average Framerate. No artigo eu utilizei a versão 9.0 que acompanha a VTREX 120fps no CD.
      Caso queira utilizar esta versão (9.0), eu compartilhei neste link: http://www.4shared.com/file/NhAjRcow/Vtrex_driver.html . Este programa instala os drivers da SPCA2000a, mas também instala o AMCAP 9.0, que mostra os FPS como você gostaria.

      Abraço.

      • Andre disse:

        Obrigado pela resposta e o link do programa, que rapidez hein! hehehe. Mudando um pouco de assunto, legal a sua formação. Tambem sou gaúcho e comecei a me interessar no mundo da computação atraves de um MSX, fazia programação inclusive em assembler, bons tempos. Hoje trabalho com t.i. na capital. Um grande abraço e parabéns pelo site.

        Att.

        André

  • Derico disse:

    Tudo bem Gerson ?

    Este modelo de webcam ja esta fora de linha, mesmo assim acabei comprando um usado num site de compras. O aparelho esta em boas condições de uso, mas não venho cd de instalação. Usei o link que você passou http://www.4shared.com/file/NhAjRcow/Vtrex_driver.html mas mesmo assim não consegui ultrapassar os 30fps, nem no XP nem no 7. Fiz contato pelo site http://www.vtrex.com.br mas não há drivers no site e não responderam o e-mail. Quais configurações e que programa você usou pra atingir os 120fps ? Com o amcap ficou nos 30 aqui mesmo com resolução baixa. Voce poderia disponibilizar todo o conteudo do cd num site de compartilhamento de arquivos? Grato. Att. Derico

  • Sergio Santos disse:

    Prezado Gerson

    Boa Tarde

    Achei este seu post sobre WebCam muito interessante. Você sabe qual seria o melhor modelo atualmente e uma WebCam que chegasse o mais próximo dos 5 MP nativos, sem interpolação?

    Atte
    Sergio
    Itaguai – RJ

    • Gerson Diesel disse:

      Olá Sergio,

      Eu nunca testei, mas a Logitech HD Pro Webcam C910 é uma das mais comentadas em termos de resolução alta e qualidade.

      As webcams da Microsoft também possuem ótima qualidade e resolução.

      Muitas vezes a limitação não é só da câmera, mas também da USB, que não tem capacidade suficiente para transmitir videos de alta resolução com alto fps.

      Abraço.

  • Pablo disse:

    Olá Gerson,

    Sou leigo nesses assuntos e é o seguinte. Preciso comprar uma webcam que funcione com baixa luminosidade e tenha uma bom resolução. O PC é da minha vó e as configurações não são muito boas, vai interferir muito?Algum dica de webcamera pra me recomendar?

    p.s. Quanto a preço, sem muitos problemas.

    no aguardo, pablo

  • Thiago Dalperio disse:

    Boa noite Gerson gostaria de saber qual é a melhor webcam pra ser usada de dia e de noite. Desde já agradeço.

1 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>